quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sacramentos


De acordo com  Catecismo da Igreja Católica (CIC)  "sacramento é um sinal sensível, instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para produzir a graça em nossas almas e santificá-las."




  •  Iniciação Cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia - inserção na fé e vivência na comunidade.
  •  Cura: Penitência e Unção dos Enfermos - reconciliação com a comunidade e com Deus, proporciona a paz espiritual.
  •  Serviço: Ordem sacerdotal e Matrimônio - serviço a Deus através da comunidade. 



Trataremos hoje dos sacramentos da iniciação cristã.

BATISMO

O sacramento do Batismo é a porta de entrada para os demais sacramentos. Ele liga-nos a Jesus Cristo, insere-nos na Sua morte redentora na cruz, libertando-nos do poder do pecado, e faz-nos ressuscitar com Ele para uma Vida indeterminável. (youcat - 194).  

No batismo, tornamo-nos membros do "corpo de Cristo", irmãos e irmãs do nosso Redentos e filhos de Deus. (youcat - 198)

 Instituição do Batismo se dá quando o próprio JESUS foi batizado por João, no rio Jordão (Mt 3, 13-17). Depois, antes de subir aos céus, deu a ordem: “Ide, pois, ensinai todas as nações, batizai-as em Nome do Pai, do Filho e do Espírito santo” (Mt 28, 19).



CONFIRMAÇÃO

Confirmatio, do latim, significa: consolidação, encorajamento, reforço. 

É o sacramento que completa o Batismo e pelo qual recebemos o os dons do Espírito Santo.Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Espírito Santo, sob o sinal de imposição  das mãos e da unção com o óleo do crisma obtém força para testemunhar o amor e o poder de Deus com palavras e atos. Ele é agora um membro legítimo e responsável da Igreja Católica. (youcat - 203)

Desde o Antigo Testamento, na Sagrada Escritura, o povo de Deus já esperava a difusão do Espírito Santo. Desde os primórdios da Igreja, os Apóstolos já ministravam esse Sacramento, como pode ser visto em vários textos do Novo testamento. Em At 8,14-17: " Os apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e joão. Estes assim que chegaram, fizeram oração pelos novos fiéis, a fim de receberem o Espírito Santo, visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em nome do Senhor Jesus. Então os dois apóstolos lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo."


EUCARISTIA

A Eucaristia é a fonte e centro de toda a vida cristã (LG, 11). É o sacramento em que Jesus Cristo entrega o Seu corpo e o Seu sangue - Ele Próprio - por nós, para que também nos entreguemos a Ele a Sagrada Comunhão. (youcat - 208).

"No fundo, o efeito da Eucaristia é a transformação do ser humano em Deus." São Tomás de Aquino

Foi na última Ceia, na Quinta-feira Santa, logo depois de ter celebrado a primeira Missa que Jesus instituiu o Sacramento da Eucaristia bem como o da Ordem. Tomando o pão, deu graças, partiu-o e deu aos discípulos, dizendo: “Isto é meu corpo que é dado por vós! Fazei isto em memória de mim” (Lc 22, 19).





terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Festa do perdão

Seguindo inspiração catecumenal, que os mais recentes documentos da Igreja acerca de catequese nos pede, a Paróquia São João Evangelista - Mussurunga, realizou no dia 03 de fevereiro as confissões dos crismandos. Com o objetivo de vivenciar o verdadeiro sentido do sacramento - a reconciliação com O Senhor.

E com o retorno aos braços do Pai, nada mais conveniente que uma grande festa.
Isso depois de uma reflexão em todos os passos da confissão:


1.       Exame de consciência
2.       Arrependimento
3.       Propósito de emenda
4.       Confissão dos pecados ao padre
5.       Penitência





É importante difundir o sentimento de alegria e festa e não de medo e vergonha, quando se trata do sacramento do perdão. Através do sacramento Deus nos dá oportunidade de reconcilia-se consigo mesmo, com o Senhor e com a igreja.