segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Os símbolos do Espírito Santo

O Papa na missa celebrada no dia 13/05/2013 na Casa Santa Marta,
 lembrou que o Espírito Santo “é quase sempre um desconhecido de nossa fé”: “Hoje, muitos cristãos não sabem quem é o Espírito Santo, como ele é."


O uso de símbolos é muito frequente na bíblia, o próprio Jesus Cristo é comparado a um pastor, um cordeiro, um leão, uma porta, um caminho. Os símbolos são utilizados para melhor compreensão, para uma visualização mais clara. Particularmente a obra do Espírito Santo é descrita através de símbolos. É por meio deles que se percebe sua presença. Importante ressaltar que os símbolos não conseguem expressar completamente, apenas destaca um aspecto. Embora representado por símbolos o Espírito Santo é uma Pessoa, a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

No Catecismo da Igreja Católica, a partir do item 691, encontramos o nome, denominações e os símbolos do Espírito Santo.

1.1.    A Pomba: No Batismo de Jesus, o Espírito Santo aparece em forma de pomba e pousa sobre Ele.
1.1.1. Lc.3,21-22. E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu; E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.
1.1.2. Mt 3,16. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.



1.2.    Fogo - Simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito.

1.2.1. At 2,3-4, E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
1.2.2. Lc 3,16. Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.




1.3.    Água - O simbolismo da água é significativo da ação do Espírito Santo no Batismo, já que a água se transforma em sinal sacramental do novo nascimento.
1.3.1.  Jo7,37-39, E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.
1.3.2. Ap 21,6, E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
1.3.3. Ap 22, 17. E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.

1.4.     Unção - Simboliza a força. A unção com o óleo é sinônimo do Espírito Santo. No

sacramento da Confirmação o confirmando é ungido para prepará-lo para ser testemunha de Cristo.
      1.4.1. IJo 2,20, E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo.
     1.4.2.  ISm 16,13. Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.






1.5.    Selo: é um símbolo próximo ao da unção. Indica o caráter indelével da unção do Espírito nos sacramentos e falam da consagração do cristão.
1.5.1. II Cor l,22. O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.
1.5.2. Ef 1,13; Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
1.5.3. Ef 4,30. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

1.6.     A imposição das Mãos: Mediante a imposição das mãos os Apóstolos e agora os Bispos, transmitem o “Dom do Espírito”.
1.6.1. At 19,6. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.
1.6.2. Mc 16,17-18. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

1.7.     Nuvem e luz - Símbolos inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo. Assim desce sobre a Virgem Maria para “cobri-la com sua sombra”(Lucas 1, 35) . No monte Tabor, na Transfiguração (Lucas 9,34 [28-36]/Mt 17,1-13/ Lc 9,2-8)), no dia da Ascensão; aparece uma sombra e uma nuvem.
1.7.1. Lc 1,35; E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
1.7.2. Lc 21,27. E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.
1.7.3. Lc 9, 34-35. E, dizendo ele isto, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e, entrando eles na nuvem, temeram.E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi.

1.8.     Dedo: E pelo dedo de Deus que (Jesus) expulsa os demônios." Se a Lei de Deus foi escrita em tábuas de pedra "pelo dedo de Deus" (Ex 31,18), a "letra de Cristo", entregue aos cuidados dos apóstolos" é escrita com o Espírito de Deus vivo não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, nos corações"
1.8.1. Êx 31,18. E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.
1.8.2. II Cor 3,3. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.

1.8.3. Lc 11,20. Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus.