segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude em Salvador

Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II, realizada pela primeira vez, de maneira oficial, no Domingo de Ramos de 1985, em Roma. A partir de 1987,o evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para reunir milhares de pessoas, sobretudo jovens do mundo inteiro.

No última edição, em Madri,  o papa Bento XVI anunciou a cidade brasileira do Rio de Janeiro como próxima sede do mega evento católico em 2013.

Desde então iniciou-se a peregrinação dos símbolos da JMJ, a cruz e o ícone de Nossa Senhora, pelo Brasil.

A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião:
"Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção". (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).


Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, "Salus Populi Romani", uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.
"Hoje eu confio a vocês… o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, a acolhe-la em suas vidas" (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003)

Nos dias 17, 18 e 19 de dezembro, a Arquidiocese de Salvador vai contar com uma programação especial durante a passagem da Cruz peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Brasil em 2013. Confira!
17/12: ACOLHIDA DA CRUZ E ÍCONE DE NOSSA SENHORA NA ILHA e RECÔNCAVO
  • 11h – Chegada na entrada de Salinas – Carreata pela região
  • 15h – Celebração Eucarística em Itaparica presidida pelo Bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva
  • 20h – Acolhida da Cruz e Ícone de Nossa Senhora em Cruz das Almas com Celebração Eucarística presidida por D. Gilson Andrade da Silva

18/12: ACOLHIDA DA CRUZ E ÍCONE DE NOSSA SENHORA EM SALVADOR
  • 05h30 – BR 324(km 613), entrada de Valéria, com Alvorada e Carreata para o Santuário de Ir. Dulce
  • 07h30 – Caminhada do Santuário de Irmã Dulce para o Santuário do Senhor do Bonfim
  • 09h – Celebração Eucarística no Bonfim(Praça) presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.
  • Após a Missa, a Cruz e o Ícone ficarão no Bonfim para visitação, até as 13h;
  • 15h – Recepção da Cruz e Ícone no Campo Grande, caminhada para a Praça Municipal, com a Banda Dominus, Ministério Alto Louvor e Frei Mário Sérgio
  • 17h – Praça Municipal – Show “BOTE FÉ”, com Eliana Ribeiro e  artistas locais
19/12: ACOLHIDA DA CRUZ E ÍCONE DE N. SENHORA EM REALIDADES ESPECIAIS:
  • FUNDAC (Tancredo Neves)
  • Penitenciária (Mata Escura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário