A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada todos os anos pela Igreja Católica. Na Quarta-Feira de Cinzas, inicio da quaresma acontece um dos principais eventos da Igreja Católica no Brasil, o lançamento da Campanha da Fraternidade. A CF, como é conhecida, está na sua 49ª edição, é realizada todos os anos e seu principal objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano são escolhidos novos temas, que define a realidade concreta a ser transformada e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.
A iniciativa da campanha foi lançada em nível nacional no dia 26 de dezembro de 1963, sob influencia do espírito do Concílio Vaticano 2. Onde os bispos brasileiros, reunidos em Roma e hospedados na mesma casa, começaram a arquitetar um plano de ação que pudesse por em prática as determinações que recebiam. Nesse contexto, nasceu e cresceu a Campanha da Fraternidade.
Alguns dos pontos de referência na escolha dos temas da campanha são, os aspectos de vida da Igreja e da sociedade, desafios sociais e econômicos, políticos, culturais e religiosos da realidade brasileira, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e documentos do Magistério da Igreja Universal, a Palavra de Deus e as exigências da Quaresma.
A partir de uma análise dos temas abordados a cada ano, a história da Campanha da Fraternidade pode ser dividida em três fases distintas: de 1964 a 1972, os temas refletem um olhar voltado para a renovação interna da Igreja, provavelmente sob o influxo das reformas propostas pelo Concílio Vaticano II; de 1973 a 1984, aparece na Campanha a preocupação da Igreja com a realidade social do povo brasileiro, sem deixar de lado a questão política nacional, que vivia uma de suas mais terríveis fases: a ditadura militar. A terceira fase, a partir de 1985, reflete situações existenciais dos brasileiros.
Neste ano de 2012, a saúde pública será o foco das discussões. Tem como tema “A fraternidade e saúde pública’ e como lema ‘Que a saúde se difunda sobre a terra”. De acordo com o arcebispo de Ribeirão Preto, dom Joviano de Lima Junior, a saúde é “dom de Deus” e, enquanto tal é um direito que além de ser preservado, precisa ser conquistado. “Além disso, pensemos na importância da alimentação e da preservação do ambiente. Porém, não podemos nos esquecer das estruturas insuficientes dos hospitais e dos postos de saúde”, disse.
Em 2013, o tema da CF será Fraternidade e Juventude e o lema, “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).
Hino da Campanha 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário