quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Dons do Espírito Santo

Todos os dons são presentes de Deus 



Os dons doados pelo Espírito de Deus não tornam as pessoas passivas, inertes, acomodadas. Mas, pelo contrário, o cristão que toma consciência de que está imbuído por seus dons, transforma sua vivência. Um cristão crismado que não ajuda a transformar, a mudar a sociedade em que vive, certamente engavetou seus dons.

SABEDORIA: Pelo dom da sabedoria buscamos, não as van­tagens deste mundo, mas o Bem supremo da vida, que nos enche o coração de paz e nos faz felizes.
(Pv 3,13-15; Sb 7,26). Vem Espírito da Sabedoria faz-me descobrir na vida teu sabor, tua alegria.

INTELIGÊNCIA: É o dom divino que nos ilumina para aceitarmos as verdades reveladas por Deus. Mesmo não compreendendo o Mistério, entendemos que ali está a nossa salvação, porque procede de Deus, que é infalível. (Jr 24,7).
        Vem dom do entendimento conceder-me que repouse só em Ti o meu pensamento.


CONSELHO: é a luz que o Espírito Santo nos dá para sa­bermos distinguir o certo do errado, o verda­deiro do falso. Só assim orientamos bem a nossa vida e a de quem pede um conselho. Vem Espírito Divino, dá-me o teu Conselho, para que na vida siga os caminhos do Evangelho.

FORTALEZA: É o dom da coragem para vivermos fielmente a fé no dia-a-dia, e até diante do martírio, se for preciso. Ê esse o dom que faltou ao Apóstolo S. Pedro quando negou o Mestre, e que lhe foi dado depois pelo Espírito Santo, no dia de Pentecostes.(Rom 8,31)
        Vem ó dom da Fortaleza, faz-me tua testemunha neste mundo, com firmeza.

CIÊNCIA: Não é a ciência dos laboratórios, mas a ciência de Deus, que é negada aos “espertos” e concedi­da aos simples (Cf. Mt 11,25). Por esse dom o Espírito Santo revela-nos interiormente o pen­samento de Deus sobre nós, pois "os mistérios de Deus ninguém os conhece, a não ser o Espí­rito Santo" (1 Cor 2,10-15).
        Vem supremo dom da Ciência trazer luz à minha mente e prestar-me tua assistência.

PIEDADE: é o dom pelo qual o Espírito Santo nos dá o gos­to de amar e servir a Deus com alegria. Por ser o "amor do Pai e do Filho", o Espírito Santo nos dá o sabor das coisas de Deus. (Rom 14,17). Vem ó dom da Piedade, nesta altíssima virtude inflamar a minha vontade.

TEMOR DE DEUS: Não quer dizer "medo de Deus", mas medo de ofender a Deus. Sendo Ele o nosso melhor amigo, temos o receio de não lhe re­tribuirmos o amor que lhe é devido. Mais do que temor, é respeito e estima por Deus.
        Vem dom do Temor de Deus conceder-me com amor viver sempre rumo aos Céus!

Em Jesus estavam todos esses dons que acabamos de ver. E isto já havia sido predito pelo profeta Isaías sete séculos antes de Jesus nascer (Cf. Is 11,1-4). Na verdade, o maior dom do amor de Deus é o próprio Espírito Santo. E Jesus sempre teve a pleni­tude do Espírito Santo.


O que estamos fazendo com os nossos dons?

Nenhum comentário:

Postar um comentário